Página PrincipalSobrenomes

Histórico da Família
Cidadania Italiana

Como é a vida na Itália
Árvore Genealógica da Família
Fotos
Brasões
Mapas da Província de Treviso e Comune de Chiarano na Itália
Links interessantes
Agradecimentos
Entre em contato
Webmaster


HISTÓRIA DE JOSÉ ALTHMAN

José Altehman nasceu em Cedral (SP), em 12/09/1940. Em 1946, aos seis anos, veio com a família para Londrina (PR), morou por dois anos no Km 25 próximo daquela cidade. Em 1948 rumou para Porecatu (SP), com o objetivo de plantar café. Lá permaneceu por cinco anos, até 1953, quando uma forte geada queimou tudo o que havia plantado. Este fato o forçou a se mudar novamente, agora para Água da Prata, localidade próxima à Bela Vista do Paraíso. Residiu ali por sete anos.

Em 1960 mudou novamente de cidade e estabeleceu-se em Guairá (PR), na qual tornou-se um dos moradores pioneiros. José e seu irmão João Denavil Althmam ganharam apelidos sugestivos, respectivamente: “Zé e João da grama”, devido a um caminhão lotado de grama que trouxeram quando chegaram àquela localidade. Na ocasião, muitos dos moradores locais compraram mudas daquela grama. A família comprou 12 alqueires de terra bruta que foi desmatada e trabalhada de forma braçal, isto é, apenas com machado e traçador. Nessas terras foi plantado café.

No ano de 1966, em Guairá, José conheceu a jovem mineira Mantena (Helenil Henrique Henrique), com a qual se casou dois anos depois. Tiveram três filhas: Raquel, Roseli e Siléia.

Quando sua filha mais nova, Siléia tinha três anos, Helenil Henrique precisou fazer uma cirurgia que a impediu ter mais filhos biológicos. Então, adotou o menino Denavil Althmam, registrado como filho legítimo do casal Althman.

OS DECENDENTES – As filhas Raquel (hoje com 34 anos) e Roseli casaram-se em 1988, no mesmo dia, respectivamente com Adenil Cunha da Silva e Edilson Carlos Dalbem. Raquel teve dois filhos: VagnerAlthman da Silva. Roseli apenas um, Jonatas Altehman Dalbem (hoje com 16 anos). O casamento de Roseli durou apenas três anos.

Em 1977, Roseli casou novamente, depois de três meses de amizade e namoro, agora com Cradimir Luiz Turra, seu atual marido. Dessa união nasceram as filhas Alice Virgínia Althman Turra (hoje com 16 anos) e Helenice Althman Turra. O nome de Alice foi composto em homenagem às suas avós materna e paterna.

Já filha Siléia casou-se com Daniel Cardos da Silva. Atualmente o casal residem na cidade de Brusque (SC). Somente dez anos depois da união nasceu o único filho, Lucas Althman da Silva (em 2003).

O filho Denavil Althmam vive há oito anos com Rosenir de Almeida e tem um filho de nome Gabriel de Almeida Althman (hoje com oito anos).

Voltar ao topo